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Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio

Aprenda o que é o plano de negócio, por que é importante e todos os requisitos necessários para você mesmo criar um na sua empresa Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável. O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.  Por que o plano de negócio é importante para minha empresa? O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio. Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento. Orienta a expansão de empresas já em atividade. Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias. Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros. Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias. Fonte: Sebrae

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Inovação para empreendedores

Como inovar e crescer o seu negócio? A Inovação para empreendedores e empresários é um tema bastante recorrente no mundo dos negócios, afinal, inovar costuma sempre estar ligado ao maior crescimento e capacidade de atingir mais pessoas e se expandir. Mas o que quer dizer colocar a inovação em prática na sua empresa? Existe algum tipo de fórmula para entregar algo mais inovador para os seus clientes, seja nos produtos ou mesmo nos serviços prestados?  O que significa a inovação para empreendedores? Quando pensamos em inovação, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o investimento alto em tecnologia, em produtos completamente diferentes daqueles que já oferecemos aos nossos clientes serviços e que, às vezes, não estão no nosso rol de conhecimento. Também pensamos em outros tipos de conceitos que, na realidade, nada têm a ver com a inovação para empreendedores de que vamos falar aqui.  De forma geral, inovar não significa “inventar a roda”, investir muito dinheiro em tecnologia e nem mesmo inserir um produto novo no mercado. Quando falamos em inovação para empreendedores, estamos falando em ter um diferencial competitivo para entregar aos seus clientes.  E como investir em inovação para empreendedores? Qual o caminho? Para exemplificar melhor como funciona o processo de inovação para empreendedores, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar bastante a clarear as ideias de quem está lendo este artigo. Vamos lá!  1- Não tenha medo de alterar os processos da sua empresa Sem dúvidas, a maior dificuldade que o empreendedor enfrenta ao tentar inovar os processos da sua empresa é a resistência dos funcionários e até mesmo dos gestores do negócio. Se você tomar a decisão de começar a inovar, saiba que isso vai demandar tempo, investimento e mudanças de mentalidade para todos que trabalham naquele local. Uma empresa muito clássica pode sofrer mais com as mudanças do que uma empresa mais nova, mas ambas têm capacidade de conseguir enfrentar os receios e se transformarem. Basta ter coragem e dar o primeiro passo! 2- Pense em melhorias! Como já falamos ao longo do texto, inovar não é apenas inventar processos novos e sair da zona de conforto. Na Fênix Consultoria, inovar também pode ser melhorar aquilo que já funciona, mas que pode funcionar de maneira muito mais efetiva. Então, se você não sabe o que fazer para que sua empresa se diferencie no mercado, uma boa dica é começar a investir em melhorias, tanto dos processos, quanto dos produtos. Essas melhorias precisam sempre levar em conta o cliente final, já que ele determina se uma empresa está indo bem ou se ela precisa se reformular.  Nesse momento de pandemia, um bom exemplo de inovação é começar a atender online e otimizar esses atendimentos, investindo em plataformas mais estáveis e em treinamentos para os funcionários. Se o cliente tiver um problema urgente, no cenário em que enfrentamos, ele não consegue ir até a sua empresa, por isso, você precisa entregar um canal de comunicação que seja realmente efetivo e que facilite esse contato. Existem casos de empresas que otimizaram tanto o atendimento online durante a pandemia, que já visam mantê-lo e expandi-lo para quando tudo voltar ao normal. Isso é inovar! 3- O cliente está em primeiro plano Inovação para empreendedores é, mais do que tudo, pensar no cliente em primeiro lugar – tudo que será inserido na empresa como mudança tem que visar um atendimento melhorado e de muito mais qualidade para ele. Aqui, estamos falando desde inovação para o atendimento quanto para os processos, como relatórios, estratégias e outros detalhes que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado. De nada adianta investir em inovação se ela não tem o intuito principal de garantir um atendimento de excelência para o cliente. Pense nisso sempre que for propor mudanças nos processos da empresa! Afinal, elas precisam trazer retorno, já que sempre será necessário investimentos. A inovação para empreendedores não pode parar A inovação para empreendedores é um assunto que está muito em alta e hoje as pessoas pensam em cada vez mais soluções para alterar os seus processos. Porém, é muito importante que esse tipo de inovação seja pensado de forma a otimizar os processos e garantir que o seu cliente fique ainda mais satisfeito. Com o tanto de tecnologias que temos disponíveis hoje, inovar se tornou ainda mais fácil e ao alcance de todos os tipos de empreendedores, mesmo aqueles que estão apenas no início dos seus negócios. Fonte: FIA

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A importância da Gestão Contábil para os pequenos negócios

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, ela é cheia de desafios, responsabilidade e planejamentos, A gestão contábil é a parte mais importante e essencial para o gerenciamento dos pequenos negócios. Impulsionado pela crescente crise do coronavírus nos assola a mais de um ano, diversas empresas fecharam as portas, e consequentemente surgiram novos pequenos negócios. Contudo, é possível avaliar que esse crescente aumento no número de novas empresas estejam diretamente ligado ao aumento do desemprego e a dificuldade na recolocação desses profissionais no mercado de trabalho. Diante disso, observa-se que algumas pessoas optam por empreender a fim de garantir a sua própria fonte de renda. Para esses novos empreendedores, existem alguns desafios nessa nova etapa, o de administrar, gerir e alcançar o sucesso do seu  próprio negócio. Para Chiavenato (2009, p.19), “Administrar significa conduzir toda uma organização em direção a objetivos previamente definidos, para oferecer resultados concretos e alcançar sucesso e sustentabilidade ao longo do tempo” Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, ela é cheia de desafios, responsabilidade e planejamentos, muitos são os setores nos quais é preciso atenção. A gestão contábil é a parte mais importante e essencial dentro do gerenciamento de um negócio. Os administradores precisam ser o principal interessado e preocupado a buscar a boa gestão e a saúde financeira da empresa. Entretanto, é possível administrar o seu negócio com a ajuda de profissionais capacitados que te auxiliem nas áreas financeiras e econômica visando manter a saúde da sua empresa e analisando as melhores alternativas para alcançar um sucesso mais duradouro. Para Gitman (2010, p. 48), “os administradores devem ser a principal parte interessada desse grupo. Estes devem se preocupar não só com a situação financeira da empresa, mas também têm um interesse crítico no que as demais partes interessadas pensam a respeito da empresa” Para que seja mantida a saúde da empresa é essencial entender que a boa gestão contábil se tornar um instrumento decisivo para conquistar vantagem competitiva, mais que cuidar da parte financeira essa gestão vai proporcionar aos gestores e empresários um controle financeiro de forma estruturada ajudando a traçar um caminho para sustentabilidade financeira a longo prazo, oferecendo resultados concretos e buscando alcançar o sucesso tão esperado. Vale ressaltar que as dificuldades na administração das empresas vão além dos controles financeiros, outros fatores que influenciam diretamente são, a falta do planejamento estratégico, a falta de foco e direcionamento, contudo, ter profissionais que auxiliem nesses pontos é fundamental. O profissional contábil é a peça fundamental e indispensável em qualquer empresa, ele pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Se você é um empreendedor e tem o seu próprio negócio e ainda não tem um contador, busque imediatamente esse profissional para que possa te ajudar a alavancar o seu negócio. Por: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira – Fonte: Contábeis

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Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens

Compreenda a sustentabilidade também como uma alternativa de fortalecimento para a sua marca e redução de custos, além dos benefícios para o meio ambiente Sustentabilidade A sustentabilidade não é discutida apenas porque está na moda ou porque é novidade: é uma necessidade. Ainda assim, ela passa despercebida na vida de muita gente. Adotar medidas sustentáveis vai muito além da nobre escolha de proteger o meio ambiente. É porque a sustentabilidade social pode ser, ainda, um meio para a redução dos custos de produção e do valor final dos produtos e, principalmente, para o fortalecimento da marca. Independentemente de a consequência positiva para a empresa ser o motivo da escolha ou não, o meio ambiente agradece. Até porque o impacto ambiental provocado pela ação industrial é uma pauta recorrente, assim como a busca por atitudes que evitem ou ajudem a reduzir as suas consequências. Mudança necessária Se, por um lado, o empreendedor está buscando ou deveria encontrar soluções sustentáveis para o seu negócio, por outro, o consumidor está cada vez mais exigente: aumenta a cada dia o número de consumidores conscientes que optam por produtos que garantem a sustentabilidade. Além de indicar a preocupação crescente em relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e ao cuidado com o meio ambiente, revela-se a necessidade de mudança por parte das empresas. Por isso, movimentos importantes ocorrem no mundo todo em relação à forma como empreendedores concebem e incorporam princípios de sustentabilidade em seus negócios. Fonte: Sebrae

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